O uso seguro dos Óleos Essenciais

O uso seguro dos Óleos Essenciais

Os Óleos Essenciais têm sido cada vez mais procurados para ajudarem em diversas necessidades. No entanto tem-se assistido a um descontrolo na aquisição dos mesmos devido à falta de conhecimento para que se faça um uso seguro.

 

Os Óleos Essenciais são a alma das plantas extraída de diversas formas, para chegarem até nós, nos conhecidos frasquinhos castanhos de vidro.

Eles são realmente muito concentrados e apenas uma gotinha faz a diferença, por isso, deve haver sempre cuidado na quantidade que se usa, além de outros fatores importantes.

 

Estas ‘gotinhas douradas’, como carinhosamente são chamadas por muitas famílias, têm inúmeros benefícios e imensas propriedades terapêuticas que nos são muito úteis para a nossa saúde e bem estar. São, de facto, um excelente suporte natural para o que necessitarmos.

 

Desde uma dor de cabeça, um pequeno corte, ferida ou queimadura, constipação, tosse, dor de garganta, pele oleosa, acne, fungos nas unhas ou pele, azia, indigestão, ansiedade e stress, até mesmo tristeza, apatia, frustração, medo, insegurança, sem esquecer a falta de concentração, por exemplo. Em todas estas situações e outras que não foram mencionadas, os Óleos Essenciais podem ajudar. No entanto é necessário utilizá-los em segurança.

  

| Os Óleos Essenciais são a alma da planta, é necessário usá-los com segurança.

 

Na AromaBio prima-se pela segurança, por isso não poderíamos deixar de partilhar contigo as várias formas de utilização dos Óleos Essenciais para quando os adquirires, saibas sempre de que forma os podes utilizar e faças um uso seguro dos mesmos.

 

  • Difusão/inalação

É a forma mais segura de utilização dos teus Óleos Essenciais. Além disso é a forma mais aconselhada para questões respiratórias e emocionais.

 

  • Aplicação tópica

Necessitas de ter um conhecimento mais aprofundado no que diz respeito a dosagens e concentrações, pois na realidade, os Óleos Essenciais NÃO DEVEM ser usados diretamente na pele, sem estarem diluídos, sob risco de reação ou mesmo queimadura por serem muito concentrados, sendo então, necessário fazer as famosas diluições nas % adequadas à idade, pessoa e situação.

Pode ser feita através de massagem, compressas, banho ou cosmética, por exemplo.

 

  • Ingestão

Esta é a forma de utilização onde deves ter ainda mais cuidado. Como costumamos dizer, “uma vez no estômago, não o conseguimos ir lá tirar com a mão”. É verdade! A ingestão utiliza-se apenas e só se houver mesmo necessidade e se as outras formas de uso não forem suficientes. No entanto, apenas se deve fazer sob indicação e acompanhamento de um Aromaterapeuta Profissional e nunca ‘só porque sim’.

Existem, inclusive, Óleos Essenciais que não podem sequer ser ingeridos! Por isso, mais vale prevenir, que remediar, concordas?

  

Usa sempre os teus Óleos Essenciais em segurança e, se tiveres dúvidas, pede ajuda a um profissional.

 

Se gostavas de saber quais são os 4 Óleos Essenciais mais versáteis e que todas as pessoas deviam ter sempre em casa, convidamos-te a ler o artigo 4 Óleos Essenciais que todos devemos ter em casa.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.